terça-feira, 11 de outubro de 2011

PRVP-PRÉMIO IBRAHIM DE 2011

Out, 14:24h


O ex-Presidente cabo-verdiano vai receber 5 milhões de dólares

PEDRO PIRES GALARDOADO COM PRÉMIO IBRAHIM DE 2011

Praia, 10 Outubro 2011 - O ex-Presidente Pedro Pires foi hoje galardoado com o prémio Ibrahim, que distingue com cinco milhões de dólares ex-chefes de Estado ou de Governo africanos que tenham promovido uma boa governação.

Criado para reconhecer e celebrar a excelência na liderança africana, o Prémio Ibrahim confere um valor anual de USD 5 milhões por um período de 10 anos, e de USD 200 000 anuais, no período subsequente, para o resto da vida. A Fundação poderá ponderar atribuir mais USD 200 000 por ano para a realização de actividades de interesse público e para boas causas propostas pelo Laureado.

Ao anunciar o Laureado do Prémio Ibrahim de 2011, Ahmed Salim Salim, o Presidente do Comité do Prémio afirmou: “o Comité do Prémio ficou extremamente impressionado pela visão do Presidente Pedro Pires de transformar Cabo Verde num modelo de democracia, estabilidade e crescente prosperidade”.

“Durante os dez anos em que foi Presidente, o seu país tornou no segundo país africano, de apenas dois, que deixou a categoria dos Países Menos Desenvolvidos das Nações Unidas, tendo recebido reconhecimento internacional pelas suas realizações na área dos direitos humanos e da boa governação”, acrescentou.

Salim Ahmed Salim elogiou ainda o empenho do Presidente Pires com relação a democracia e governação, tendo sublinhado que “as credenciais democráticas do Presidente Pires ficaram mais fortalecidas quando anunciou que abandonaria o cargo no final do seu segundo mandato. Refutando prontamente sugestões de que a Constituição poderia ser alterada para que voltasse a candidatar-se, ele explicou: “Esta é uma simples questão de fidelidade para com os documentos que guiam o nosso Estado de Direito.”

O Prémio Ibrahim foi criado pela Fundação Mo Ibrahim, que este ano assinala o seu quinto aniversário. Os Laureados são seleccionados por um Comité do Prémio que integra sete personalidades eminentes. O Comité do Prémio faz a avaliação de antigos Chefes de Estado e de Governo eleitos democraticamente dos países da África Subsaariana que tenham cumprido com os seus mandatos, observando os limites consagrados nas Constituições dos respectivos países, e que tenham deixado o poder nos três anos anteriores.

O Presidente Pires segue-se a Joaquim Chissano (2007) e Festus Mogae (2008) como Laureados do Prémio Ibrahim. Nelson Mandela foi o Laureado honorário e inaugural em 2007. Em 2009 e 2010 o Comité do Prémio, após uma consideração profunda decidiu não proclamar nenhum vencedor.
A escolha de Pedro Pires coloca fim a dois anos sem a atribuição do prémio por opção do júri, composto por sete elementos.


Consulte as noticias em arquivo desta secção. (LIBERALONLINE) 

OLISANTO NATELIZA