terça-feira, 1 de dezembro de 2020

BONS`AMIGO



BONS’AMIGO (15 )

Era à tardinha, quando Arkulone, meio-irmão, chegou com a notícia de atropelamento mortal de Bons`Amigo, por um camião da CMBV, choferado por um tal Olimpio Varela, natural da republica de Santiago. Essa tragédia deixou a rua de Kaboke mergulhada em tristeza. Pessoas e cães da vizinhança juntaram para  o acompanhar à sua morada certa, no “Bonk de Jon k’ Ston”, hoje Esturil, nome betizado por Bakit e Grof, retornados de Portugal . Antes de ser sepultado, dois Katxor amigos ( Douglas e Lutsa ) fizeram uma demonstração de valentia à memória do malogrado, sendo os primeiros a botar a terra na cova de autoria de Tio Nais que, anos mais tarde, veio a ter o mesmo destino de partir, antes da hora, por atropelamento, à entrada da rua dreita/frente da residencial Bom Sossego ( BondSeg), no seu carrinho de mão.
Bons`Amigo, de cor preta ( "quase azul"),  de pêlos fino/liso, barriga com manchas brancas ( "lagarxod prop"), e sobrancelhas castanhas, bateu a bota em 1973 com cinco anos de idade. Na época, o cão mais valente da Bubista. Estimado por todos, à excepção do Ti Fulinhe.

H.I.P 
BonzAmigo, que a terra seja leve!

ML, 06/03/2015 (revisto)








PRAIA D'ATALANTA (66)

PRAIA D'ATALANTA (66 )
Hoje, 31 de Dezembro de 2015, acompanhado dos irmãos Lalu e Bakit, fiz uma FAUSTANIZACÃO pedestre, à praia d’ATALANTA ( CSM ), para faustanizar a estatua de cortiça, que eterniza a Tourada de Moía, que faustanizou/mitigou a crise  severa do ano 68 ( encalho CSM 01SETEMBRO )  a 70, na fantástica ilha da  Bubista.

No restaurante Barosalita, almoçamos tortillas de batata, made in Espanha, servida numa carcaça de melão, por uma ESTRELA DE NEVE, adolescente com pouco mais de 14 anos de idade, vestida de azul esmeralda, a cor da água do mar da referida praia , que me devorava com os seus olhos de cristais, por cada vez era chamada pra servir.

Sem coragem para declamar o meu poema de amor, apanhei uma faustança de brandy e vinho de Cabo Santamaria, que fiquei a ver BORBOLETAS pousadas nos seus lindos e compridos cabelos de veludo, a proteger a bunda de maus olhares dos forasteiros do deserto de Viana.

Com as perninhas de "churateira" verde a tremer, regressamos a autoproclamada cidade de Sal Rei, por Decreto governamental, do governo cognominado de "Boa Governação", via Padaroso, Kadjeta, Parqueolica, cemitério professora dona Otelinda (Simoa Lopes da Silva), Rosa Kriola. com uma paragem na "Kaminhe d'Kaza", para repor energias com uma "STRELA" que senhor "Sonts" Pires apelida de "bebs", antes de ancorar na baia de ka tio Nha Vão - quartel general dos expedicionários, onde os "primajas" , “subrinhajas” e “irmãojas"  aguardavam por uma entrevista relâmpago, à mesa de reunião familiar dos « SERAPIOES » .
Essa caminhada foi dedicada a minha querida prima FNB-33, sumida há mais de 40 anos, no outro lado do  mar, lá para as terras de heróis do mar, que marcou a presença virtual para natelizar a viagem de Mari Chica/Bibia ao Jardim Celestial da Eternidade.


Capitão de areias, 31 de dezembro de 2015


PRAIA DA BOA ESPERANÇA/ ATALANTA/ CSM

OBS: Para mais informações sobre CSM leia https://anacao.cv/cabo-santa-maria-deu-costa-pao-deus-na-boavista/

Escrito a quatro mãos por Emanuel D’Oliveira e Pedro Bicudo