sábado, 10 de maio de 2014

CAMINHADA DESCOBRIR ILHA DO SAL


CAMINHADA DESCOBRIR ILHA DO SAL

Começamos da nossa zona, no Bairro da Força Aérea (BFA). Antes da partida, tirámos uma fotografia de equipa. As 7h e 30 min, arrancamos com destino à praia da Baía do Roucamento (BR), que fica a uns 1,5 km da localidade da vila de Murdeira, REFUGIO da elite abastada (classe alta e media alta) de “Salândia”.
No caminho vimos coisas muito interessante, como pássaros, que nunca tínhamos vistos, plantas, animais, etc.. Encontrámos um Senhor montado no seu burro, que ficou a conversar com o Tio Santiago. Fizemos uma fotografia com o senhor e o seu burro, e depois continuámos a nossa caminhada até Baía do Roucamento (BR), passando pela Casa do Soldado, Casa Palha (“kaza Padja”), Calheta de Bilha, Bilha da Tartaruga. Na praia da Casa Palha, uma onda de mar deu Diogo um “ Kasu Bodi” na sandália, fomos busca-la a uns 10m da terra. Desta praia até Baía do Roucamento fomos caindo ao mar, para refrescar e relaxar da longa caminhada de 6 km. 
Na Casa do Pescador, fomos recebidos por 10 cachorrinhos lindos e carinhosos, filhotes de duas mães. Uma das mães presente não foi com as nossas caras. A outra mãe tinha ido às compras ao Super- mercado da Murdeira. O pai deles, um “paz de alma”!
Na Bilha da Tartaruga, depois do banho de mar, lanchamos dentro de um barco de pesca, antes de retomar a marcha à Baía do Roucamento.
No caminho, cruzamos com turistas de bicicleta e de carro. Encontramos uma família (pai, mãe e filha) na entrada do leito do Rio de Sene ao mar, depois de BT e antes de BR, a passar o dia.
Na Baía do Roucamento (BR), depois de um bom banho e de brincadeira na areia branca, regressamos à base em BFA da Cidade dos Espargos, de viatura pick-up de aluguer. Pagamos 200$ (50 por cabeça). As 12h30, desembarcamos no BFA e tiramos uma fotografia de chegada.
O Grupo Avançado de Exploração ( GAE ), tinha por missão :
- Testar a resistência física;
- Observar os alvos  fixos e moveis na Terra, Mar e Ar;
-Pontoar no mapa os objectos observados;
-Fazer um Relatório pormenorizado de caminhada.

Durante a caminhada, fizemos fotografias de aventura dos Pupilos de Olisanto , que serão  publicadas no Face Book dos membros da equipa.

Os participantes:
Diogo, Redactor;
Aidan, Retratista e Topógrafo;
Ricardo, Logístico;
e Tio Santiago, Chefe da Missão


Obs.: Redacção de viagem dos pupilos com uma pincelada do Chefe da Missão (comandante de grupo), sem alterar a fachada principal (essência ).

FBA, 03 de moi de 2014



2)-PUPILUS DE OLISANTO, KAMINHADA KUNXE/DESKUBRIR SAL
03 DE MOI DE 2014
RELATORIU

Konsentrasaun - BFA-Mansaun n° 9, pa 7h00, ora anglez.
Preparasaun de Partida ( 7 a 7h20 ): Mata Bitxe, Revista de muxila i uniforme.
Formatura de Partida: Orden de Marxa (OM), Sklaresiment de Misaun i Itinerariu, i Retrot .
Partida de BFA 7h30, na diresaun sul – Kadjeta de Bilha, situod na marja de Baia de Murdera ( Rezerva Natural Marinhu ). Já prosimu de meta, no disvia serka de 1300m, pa uest, no antra na antrada de riu STRONDU no mar. Dali no ba t` anda te Baia de Roukament, sempre ta para pa da un txeluv/ mergudje na mar.
Partisipants : Olisanto (Kumandant), Aidan , Diogo, i Kadu. 
Durant marxza no faze rejist fotografiku de objetus fikse i móvel na Terra, Mar i Seu, konform misaun /Orda de Konbat de Mandu Superior.

 Kaza Padja situod na boka de Rebera Funda, proximidades de rius STRONDU i SOLDADU (KazAsa / Kaza de Soldod ), zonas sirkundant de Baia de Murdeira ( Rezerva Natural Marinhu ). De BFA no sigi na berna de strada Sparg/Santamania te fin de pista de AIAC , dispôs no disvia pa dreita no antra na Arbera Funda te bera mar de Kadjeta de Bilha.
Partisipants : Olisanto (Kumandant), Aidan , Diogo, i Kadu. 

 Durant marxza no faze rejist fotografiku de objetus i movimentus stronhe naTerra, Mar i Seu, konform misaun /Orda de Konbat de Mandu Superior.



3)-KUNXE DJADSAL


KAMINHADA PUPILS DE OLISANTO de BFA a Kuntentor Azul ( Bilha de Tatu), 09 de julhe de 2014, dedikod a fin de One Letive.
Partida 07h30, xegada 9h00. Regrese 15h00.
Bonhe de Mar: BT, BR, PRAIA DE KASKODJE.