segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CIA

CIA usou espaço aéreo cabo-verdiano para transportar terroristas 15 Janeiro 2012


A CIA, serviço de inteligência dos Estados Unidos, terá utilizado o espaço aéreo cabo-verdiano para transportar, ilegalmente, supostos terroristas envolvidos no ataque de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. A denúncia chega de duas organizações de direitos humanos norte-americanas, a Reprieve e a Access Info Europe, citadas pela agência de notícias Associated Press.

As duas organizações acusam os EUA de terem efectuado voos secretos com supostos terroristas utilizando a FIR de diversos países europeus e africanos, e Cabo Verde está na lista. A Reprieve e a Access Info Europe solicitaram aos Estados desses países esclarecimentos sobre esses voos, mas, segundo a Associated Press, pelo menos 13 países da União Europeia – Portugal, Áustria, França, Itália, Letónia, Roménia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Bulgária, República Checa, Estónia e Eslovénia – recusaram dar informações sobre os voos secretos que transportaram centenas de suspeitos de terrorismo detidos pela CIA no estrangeiro para a base militar dos EUA em Guantánamo, no âmbito das operações pós-atentados de 11 de Setembro de 2001.

Cabo Verde, conforme relata a AP, citando as duas organizações de direitos humanos dos EUA, nem sequer respondeu à solicitação, sucedendo o mesmo com o Azerbeijão, Albânia, Geórgia, Islândia, Turquia, Rússia e Canadá. A eurocontrol, regulador do tráfego aéreo com sede em Bruxelas, também ficou em silêncio. O Governo de Cabo Verde, da sua parte, afirmou esta semana desconhecer o pedido de esclarecimentos da Reprieve e Access Info Europe. “Não temos uma informação clara, vimos só na imprensa. Não temos uma informação detalhada sobre isso. É isso que estamos a tentar investigar. Se há uma notícia na imprensa, temos de procurar saber os fundamentos”, afirmou à agência Lusa o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, sem avançar mais informações. A 19 de Dezembro de 2011, a agência norte-americana Associated Press noticiou que Cabo Verde não respondeu ao pedido das associações Reprieve e Access Info Europe que solicitavam informações sobre os voos secretos da CIA que transportaram suspeitos de terrorismo após os ataques de 11 de Setembro. Um caso que, desde que foi despoletado, tem provocado muita celeuma na Europa, com os governos dos Estados-membros a serem colocados contra a parede pelos partidos da oposição por alegada cumplicidade no transporte ilegal de suspeitos de terrorismo contra os EUA.

ASEMANA









OLISANTU NATELIZA

Sem comentários: